Plantão de Atendimento: (12) 3876-4444

Veja mais:

Nome das Ruas

Um dos detalhes que mais chamam a atenção no bairro Villa Branca é o nome das ruas. Pela Lei Municipal nº 4283, todas as vias públicas homenageiam artistas brasileiros de diversas modalidades. São cantores, compositores, escritores, poetas e artistas plásticos. Em cada placa de identificação, estão estampadas uma imagem do homenageado e uma pequena biografia.

Nomes como Pixinguinha, Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Cazuza, Tim Maia, Rachel de Queiroz, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, entre outros, contribuem para agregar mais conhecimento cultural à vida dos moradores.

 

 

 

Verifique abaixo a bibliografia do artista que empresta o nome a sua rua:

  • Nascido em Recife. Sua pintura é marcada pela insistência com que abordou temas nacionais, o que o transforma em precursor de um tendência artística latino-americana. Vicente participou da Semana de 22 e tornou-se um dos pintores estrangeiros mais conceituados na França. Muitas das melhores telas de Rego Monteiro perderam-se num incêndio, no fim da década de 20.
  • Escultor italiano. Começou seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. De 1913 a 1916 foi assistente e discípulo do escultor Dazzi, na Itália.Obras: Despertar, Eva, Monumento às Bandeiras, Índio e a Suassapara, Bartira.
  • Nascido no Rio de Janeiro, Inácio José de Alvarenga Peixoto estudou , provavelmente em Braga, Portugal. Ingressou na Universidade de Coimbra, onde se formou com louvor, em 1768. Em companhia de seu parente Tomás Antônio Gonzaga, foi implicado na Inconfidência Mineira. Chegou a ter a sentença de morte declarada, mas sua pena foi comutada para o degredo em Angola, onde morreu. Sua obra. diminuta, foi recolhida por Rodrigues Lapa e apresenta alguns dos sonetos mais bem acabados do Arcadismo brasileiro.
  • Compositor carioca, o maior representante da escola nacionalista no Brasil, fundindo folclore nacional e elementos da música erudita européia. Teve atuação destacada na Semana da Arte Moderna. Obras: Uirapuru, Bachianas Brasileiras e Choros.
  • Pintor italiano. Veio para São Paulo com 18 meses. Deu importância significativa à cor. Suas obras são jogos cromáticos de uma luminosidade que as torna de uma leveza quase imponderável.Obras: Reunião à Mesa, Menina da Bicicleta, Nossa Senhora e o Menino Jesus.

Plantão de Atendimento: (12) 3876.4444

DM4Brasil