Plantão de Atendimento: (12) 3876-4444

Veja mais:

Nome das Ruas

Um dos detalhes que mais chamam a atenção no bairro Villa Branca é o nome das ruas. Pela Lei Municipal nº 4283, todas as vias públicas homenageiam artistas brasileiros de diversas modalidades. São cantores, compositores, escritores, poetas e artistas plásticos. Em cada placa de identificação, estão estampadas uma imagem do homenageado e uma pequena biografia.

Nomes como Pixinguinha, Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Cazuza, Tim Maia, Rachel de Queiroz, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, entre outros, contribuem para agregar mais conhecimento cultural à vida dos moradores.

 

 

 

Verifique abaixo a bibliografia do artista que empresta o nome a sua rua:

  • Nasceu em 1933, na Bahia. Viveu a infância em Castro Alves, partindo depois para São Paulo até se radicar no Rio de Janeiro. Suas principais obras são Ladrões de Cinema, Sangue Quente em Tarde Fria, além do curta-metragem Tarsila - 50 Anos de Pintura. Publicou ainda dois livros: Uma Fábula, xilogravuras, e Cheiro de Nascença. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1988.
  • O maior poeta português do séc. XX. Principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. O traço comum em toda a sua poesia é a permanente indagação sobre a existência.Obras: 35 Sonets, English Poems, Mensagem.
  • Iniciando-se ainda na adolescência com um livro de contos, Sabino chamou a atenção para o seu nome em 1944 com a novela A Marca. Com O Encontro Marcado, seu primeiro romance, o escritor mineiro abriu à sua carreira um caminho novo dentro da literatura nacional. Seus livros de contos, crônicas e histórias curtas reafirmavam suas qualidades de prosador, capaz de explorar com fino senso de humor o lado pitoresco ou poético do dia-a-dia.
  • Pintor carioca, desenhista, escultor, cenógrafo, engenheiro civil, arquiteto e escritor. Foi um dos pioneiros da arquitetura moderna, em 1927, com o projeto para o Palácio do Governo de São Paulo. Em 1932, ganha o concurso para o monumento ao soldado constitucionalista, e funda o Clube dos Artistas Modernos (ao lado de outros artistas).
  • Seu trabalho abrangeu arquitetura, arte carnavalesca, artes plásticas (pinturas, gravuras e desenhos), filmes em formato super-8 (onde documentava festas populares e religiosas pelo interior do Brasil). Suas obras mais conhecidas são na área de cenografia e figurinos de peças teatrais, trazendo novos conceitos e novas formas de enxergar e utilizar o cenário e o figurino de uma peça. Sem ambições mercantilistas, seus trabalhos em artes plásticas muitas vezes eram doados para amigos.

Plantão de Atendimento: (12) 3876.4444

DM4Brasil