Plantão de Atendimento: (12) 3876-4444

Veja mais:

Nome das Ruas

Um dos detalhes que mais chamam a atenção no bairro Villa Branca é o nome das ruas. Pela Lei Municipal nº 4283, todas as vias públicas homenageiam artistas brasileiros de diversas modalidades. São cantores, compositores, escritores, poetas e artistas plásticos. Em cada placa de identificação, estão estampadas uma imagem do homenageado e uma pequena biografia.

Nomes como Pixinguinha, Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Cazuza, Tim Maia, Rachel de Queiroz, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, entre outros, contribuem para agregar mais conhecimento cultural à vida dos moradores.

 

 

 

Verifique abaixo a bibliografia do artista que empresta o nome a sua rua:

  • Professor e gravador gaúcho. Estudou inicialmente na Escola de Artes e Ofícios de seu Estado, e depois na Escola Nacional de Belas-Artes, RJ. Fundou o curso de gravura do Instituto Nacional de Belas-Artes e lecionou na UFRGS. De concepção figurativa, exprime em seus quadros emoções trágicas da vida. Expôs em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Itália. Obras: Modernidade: Arte Brasileira do Século XX MAM/SP.
  • A obra do pintor, nascido em Belém do Pará, divide-se em três fases: a fase expressionista, a fase cubista, com evidente influência de Pablo Picasso, e a fase surrealista, a mais importante. Seus temas remetem-se sempre à figura humana. Não se interessou pelos temas nacionais, indígenas e afro-brasileiros, que considerava regionalistas e limitados. Morreu em 1934 de turbeculose.
  • Pintor nascido no Rio de Janeiro. Oscilou ao longo da sua vida entre os movimentos expressionista e concretista. Foi membro do Grupo Frente e professor de arte no Museu de Arte Modrna. Na primeira Bienal de São paulo, foi celebrado como o melhor artista jovem e premiado pela tela Formas. Na década de 60 realizou obras neoconcretistas. Entre suas telas, além de Formas, destacam-se Composição e Corpo nu.

Plantão de Atendimento: (12) 3876.4444

DM4Brasil