Plantão de Atendimento: (12) 3876-4444

Veja mais:

Nome das Ruas

Um dos detalhes que mais chamam a atenção no bairro Villa Branca é o nome das ruas. Pela Lei Municipal nº 4283, todas as vias públicas homenageiam artistas brasileiros de diversas modalidades. São cantores, compositores, escritores, poetas e artistas plásticos. Em cada placa de identificação, estão estampadas uma imagem do homenageado e uma pequena biografia.

Nomes como Pixinguinha, Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Cazuza, Tim Maia, Rachel de Queiroz, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, entre outros, contribuem para agregar mais conhecimento cultural à vida dos moradores.

 

 

 

Verifique abaixo a bibliografia do artista que empresta o nome a sua rua:

  • Pintor paulista de cenas históricas, bíblicas, paisagens do litoral de seu estado. Apresentou seus trabalhos pela primeira vez em 1881, em São Paulo.Foi responsável por decorações e murais em várias cidades de São Paulo: Santos, Ribeirão Preto, Bocaina, Amparo, São Carlos.
  • Considerado louco por alguns e gênio por outros, a sua figura insere-se no debate sobre o pensamento eugênico, o preconceito e os limites entre a insanidade e a arte, no Brasil. Na noite de 22 de Dezembro de 1938, despertou com alucinações que o conduziram ao Mosteiro de São Bento, onde anunciou a um grupo de monges que era um enviado de Deus. Dias depois foi detido pela polícia como indigente, e levado à Colônia Juliano Moreira, sob o diagnóstico de "esquizofrênico-paranóico", onde permaneceu por mais de 50 anos. Em determinado momento, Bispo do Rosário passou a produzir objetos com diversos tipos de materiais oriundos do lixo e da sucata que, após a sua descoberta, seriam classificados como arte vanguardista e comparados à obra de Marcel Duchamp.

Plantão de Atendimento: (12) 3876.4444

DM4Brasil