Plantão de Atendimento: (12) 3876-4444

Veja mais:

Nome das Ruas

Um dos detalhes que mais chamam a atenção no bairro Villa Branca é o nome das ruas. Pela Lei Municipal nº 4283, todas as vias públicas homenageiam artistas brasileiros de diversas modalidades. São cantores, compositores, escritores, poetas e artistas plásticos. Em cada placa de identificação, estão estampadas uma imagem do homenageado e uma pequena biografia.

Nomes como Pixinguinha, Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Cazuza, Tim Maia, Rachel de Queiroz, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, entre outros, contribuem para agregar mais conhecimento cultural à vida dos moradores.

 

 

 

Verifique abaixo a bibliografia do artista que empresta o nome a sua rua:

  • Ator, diretor e um dos autores teatrais mais prestigiados dos anos 20 e 30. Seu maior sucesso é a peça Amor, dirigida por ele com organização inovadora do espaço e da iluminação. Com temática ousada para seu tempo, defensora do divórcio, a peça não chegou a provocar polêmica pela comicidade de todas as cenas. De 1935 a 1940, dirigiu a Escola de Teatro Martins Pena. Em 1963 recebeu da Associação Brasileira de Críticos Teatrais a Medalha de Honra ao Mérito por mais de 30 anos de serviços ao teatro brasileiro.
  • Nascido no Rio de Janeiro, foi desenhista, ilustrador e gravador. Viveu dos 6 aos 24 anos na Suíça, onde estudou no Liceu de Artes e Ofícios. Em 1919 retornou ao Brasil e conheceu Álvaro Moreira, Manuel Bandeira, Aníbal Machado, Ronald de Carvalho e Di Cavalcanti. A partir daí tornou-se ilustrador de revistas, ganhando o Prêmio de Gravura da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. A obra de Goeldi já participou de mais de uma centena de exposições póstumas no Brasil, Argentina, França, Portugal, Suíça e Espanha.

Plantão de Atendimento: (12) 3876.4444

DM4Brasil