Plantão de Atendimento: (12) 3876-4444

Veja mais:

Nome das Ruas

Um dos detalhes que mais chamam a atenção no bairro Villa Branca é o nome das ruas. Pela Lei Municipal nº 4283, todas as vias públicas homenageiam artistas brasileiros de diversas modalidades. São cantores, compositores, escritores, poetas e artistas plásticos. Em cada placa de identificação, estão estampadas uma imagem do homenageado e uma pequena biografia.

Nomes como Pixinguinha, Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Cazuza, Tim Maia, Rachel de Queiroz, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, entre outros, contribuem para agregar mais conhecimento cultural à vida dos moradores.

 

 

 

Verifique abaixo a bibliografia do artista que empresta o nome a sua rua:

  • Pintor, escritor, tapeceiro. Considerado o mais alto representante da pintura nipo-brasileira, é o líder do expressionismo abstrato no Brasil, tendo também um sólido prestígio internacional. Obteve o prêmio de Melhor Pintor Nacional, na Bienal de São Paulo (1959), e o de pintura, na Bienal de Paris (1959).
  • Conhecido como Mestre Ataíde, foi pintor, dourador, encarnador, entalhador e professor. Importante artista do barroco mineiro, a influência de seu método de composição estendeu-se até a metade do século XIX, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas. Foi contemporâneo e parceiro de Aleijadinho. No período de 1781 a 1818, encarnou e dourou as imagens de Aleijadinho para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo.
  • Foi escultora, nascida na cidade de Campanha, Minas Gerais. Artista influenciada pelo surrealismo, as suas obras foram reconhecidas internacionalmente (Museu de Arte Moderna de Filadélfia e Museu Metropolitano de Nova Iorque) e no Brasil, onde foi considerada a melhor escultora brasileira na Bienal de São paulo em 1955. Usou a terracota, o mármore, a cera polida e o bronze como matperias-primas.
  • Escritor português. Iniciou sua carreira literária já no 2º grau. Ele ficou muito marcado pelo suicídio de seu amigo e parceiro de escola, talvez por isso a idéia de morte o tenha perseguido em quase toda sua obra. Dedicou-se a prosa, poesia e teatro, alternando-se entre Paris e Lisboa.Obras: Amizade, A confissão de Lúcio, Dispersão, Céu em fogo.
  • Nascido em São Paulo foi pintor e decorador. Descendente de família humilde, ainda adolescente freqüentou a Escola de Belas Artes e, em 1950, fez uma viagem de estudos a Europa. Participou das três primeiras Bienais de São Paulo e integrou o Grupo Santa Helena, núcleo da futura Família Artística Paulista. Destaca-se dos demais integrantes deste grupo por seu colorido, intenso, profundo, quase ingênuo: ao lado de Alfredo Volpi, Zanini é um dos grandes coloristas da moderna pintura brasileira.
  • Nascido em Niterói, foi pintor, desenhista, gravador e Ilustrador. Nos anos 40, dedicou-se às figuras humanas geometrizadas, influenciado pelo Cubismo. Na década de 50 aderiu ao Abstracionismo Geométrico, com influências concretistas. Em 1931, participou ao lado de outros artistas da fundação do Núcleo Bernardelli.
  • Nascida em Zurique, Suíça, foi pintora e desenhista. Após passagem pela Itália durante a II Guerra, fixou residência em Porto Alegre. Participou da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. Na década de 60 realizou mais de 2 mil desenhos com a técnica da monotipia em papel de arroz. Na década de 80 iniciou uma série de quadros feitos com pó de tijolo. Após a sua morte, houve muitas exposições de sua obra dentro e fora do Brasil, e em 1994, a 22ª Bienal Internacional de São Paulo lhe dedicou uma sala especial.
  • Escritor pernanbucano exerceu intensas atividades políticas, chegando a ocupar os cargos de Chefe do Gabinete Civil do presidente Juscelino Kubitschek, embaixador do Brasil em Portugal e Examinador de Cultura Geral do Instituto Rio Branco. Abandona a carreira política e passa a se dedicar apenas a literária. Dirigiu o suplemento Literário do Diário de Notícias do RJ.Obras: Bumba-meu poeta, O visionário, Siciliana, Convergência.

Plantão de Atendimento: (12) 3876.4444

DM4Brasil